fs

14 abril 2013

Tudo Sobre: The Evil Dead.



Primeiro posto do blog! E o mesmo será voltando para...



Sim! O remake-não-remake de THE EVIL DEAD, filme cultuado nos quatro cantos do mundo, estreia esta sexta-feira, dia 19/04, no Brasil (sua primeira exibição foi em 08/03 no South by Southwest Film Festival) enquanto nos Estados Unidos o filme já estreou, no dia 05/04. 
E como eu não pude deixar passar tal semana em branco, decidi que o primeiro post seria voltado para o primeiro filme da trilogia EVIL DEAD, como uma singela homenagem. Preparados?




 

A HISTÓRIA:
Cinco estudantes da faculdade de Michigan se aventuram pelas as colinas de Tennesse, para passar as suas férias de "Spring Break" em uma isolada cabana. Lá, eles encontram o "Naturo Demonto", uma versão Suméria do livro dos mortos. Também encontram uma fita cassete que toca encantações demoníacas escritas no livro, assim, desencadeando demônios e transformando a pacata semana de férias, em um grande inferno.


RECEPÇÃO & INFORMAÇÕES:
Na época, o filme recebeu várias críticas positivas: Desde revistas especializadas no gênero, como autores aclamados. A conceituada revista FANGORIA, disse que “o filme era uma exceção do que era acostumado ao ver em filmes de baixo custo”. Já o jornal LOS ANGELES TIMES, o considerou um clássico instantâneo. E só pra vocês terem uma ideia de como foi estrondoso o filme (e ainda é), Stephen King considera THE EVIL DEAD como um de seus filmes favoritos até hoje!
Ganhou prêmios como o Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films na categoria de "Melhor Filme Com Baixo Orçamento", já que foi gasto em média de $375,000 para fazer o filme. Teve um estrondoso retorno de $2,400,000 só nos Estados Unidos, o que garantiu a criação de mais dois filmes da série: Evil Dead II e Army of Darkness.


CURIOSIDADES:
  • No site ROTTEN TOMATOES, o filme possuiu 98% no TOMATOMETER.
  • Sam Raimi (diretor) e Bruce Campbell (ator que faz o personagem "Ash"), são amigos desde o colegial, tendo feito vários filmes antes de THE EVIL DEAD.
  • Creme de milho tingido de verde foi usado para fazer as tripas. Já o sangue, era uma mistura de Karo e corante alimentício vermelho.
  • A camisa que Bruce Campbell usava, se quebrou em um determinado momento nas gravações. A camisa estava tão ensopada pelo o sangue falso, que a mesma se solidificou por causa do clima nas locações.
  • Em muitos países, o filme nem chegou a estrear nos cinemas devido a algumas cenas pesadas - tal como a cena de estupro da personagem Cheryl pela a árvore. Sendo assim, o filme foi direto para as locadoras.
  • Na Hungria, o filme nunca teve um lançamento oficial. Porém, o filme se tornou bastante popular graças ao mercado negro, o qual vendia o filme com o nome de "The Spirit of the Woods".
  • No roteiro original, era previsto que na primeira vez que os cinco jovens escutassem a fita, estivessem sob o efeito da/fumando maconha. E assim foi feito! Porém, nada deu certo, já que os atores estavam fora de si. Sendo assim, eles tiveram que refazer tudo de novo.
  • O filme começou a ser feito em 1979 com 37 pessoas envolvidas (elenco + produção). A filmagem inicial foi feita em seis semanas, porém demorou em média de um ano e meio para a edição da mesma.
  • A cabana vista no filme não foi feita em um estúdio, eles realmente filmaram o filme em uma cabana abandonada em Morristown, Tennesse. 
  • Na biografia de Bruce Campbell, ele fala que a cabana foi destruída em um incêndio (E Sam Raimi afirma que ele mesmo queimou a mesma). 
  • Na Alemanha, o nome do filme é "Dance of the Devils".
  • Em 2006, o filme ganhou uma versão na Broadway titulado de "Evil Dead: The Musical".
  • A franquia possuí também jogos, 4 no total: The Evil DeadEvil Dead: Hail to the KingEvil Dead: A Fistful of Boomstick e Evil Dead: Regeneration.



Bom, é isso! Espero que vocês tenham gostado do primeiro post com informações e bastante curiosidades do filme! Em um futuro não tão distante, eu colocarei uma review da trilogia feita por mim. Porém, eu recomendo que todos assistam ao menos o primeiro filme - independente dos efeitos toscos -, para ter uma ideia de como vai ser o remake. E assim, vocês terem uma base de em qual momento fechará os olhos! 


Um comentário:

  1. Olha, esse filme só deve ter sido bom na época, porque assistir ele hoje em dia é MUITO CHATO.Com todo respeito ao King, tem filmes melhores. Mas vale ver o remake, na minha opinião, só pelo fato de achar que não pode ser 'pior' que o original.

    ResponderExcluir